Obter Adobe Flash Player
 
Dicas e Novidades
11/07/2016 | Dicas e Novidades
Estrias: Dicas de produtos, prevenção e tratamentos

Olá amores! Como prometi quero atualizar meu site com maior frequência com posts aqui, hoje resolvi falar do tema Estrias que incomoda muita gente.


Estrias1


Pra quem não sabe as estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes podem cariar na coloração rosa, avermelhada, marrom ou púrpura, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local, já as antigas são as estrias branquinhas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu (o) tom de pele.

Porque elas aparecem?

As estrias normalmente se formam quando há estiramento da pele, que no geral é causado por um aumento do volume corpóreo. Esse aumento pode ocorrer por causa de gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais. O uso prolongado de tratamentos com corticoides também podem desencadear estrias no corpo. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.

 

Ok, sabendo disso o que é importante saber para você que está sofrendo com as estrias é que, quanto mais cedo cuidar melhor! A prevenção é a melhor alternativa principalmente estamos falando de gestantes. E se você esta na fase das estrias recentes, saiba que a estética conta hoje com alternativas de tratamentos que podem ajudar a melhorar o aspecto delas fazendo com que quase desapareçam em 90% dos casos! Se suas estrias já são antigas e branquinhas não se desespere! Os tratamentos auxiliam muito na melhora e elas vão afinar muito, ficarão bem melhor do que estavam antes isso eu posso garantir. Não suas estrias não vão desaparecer por completo. Tenho que ser sincera. Muitos profissionais prometem milagres, mas milagres não existe. Não há cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. Mas é um alivio porque fica mil vezes melhor, alguns casos como citei das estrias recentes praticamente desaparecem.

Alternativas de Tratamentos

Há vários tipos de tratamento, desde cremes tópicos, aplicação de ácidos, laser e peeling. Alguns tratamentos são mais invasivos e o profissional recomendado para o tratamento é o dermatologista ou biomédico esteta , geralmente estes tratamentos irão lhe trazer melhores resultados. Nós esteticistas também temos opções de tratamentos muito bons porém não invasivos, podem exigir mais tempo de sessões para que se vejam resultados satisfatórios.

Veja alguns dos procedimentos mais indicados:

Ácido retinóico: Tratamento sobre prescrição Dermatológico ou de Biomédico Esteta, pode ser usado em casa mesmo, por meio de cremes e o paciente usa o ácido para estimular a produção de colágeno na região em que há a estria. É importante manter a pele sempre hidratada

Microdermoabrasão: Famoso peeling de cristais ou diamantes, tratamento pode ser efetuado pela esteticista, alguns dermatologistas ou biomédicos estetas o utilizam também, promove estímulo para reorganização dos tecidos da estria e facilita a penetração de outras substâncias, como o ácido retinóico. Deve ser feito com cuidado para evitar sangramentos no local.

Infravermelho: Tratamento pode ser efetuado por esteticistas, a penetração da luz infravermelha produz aumento da temperatura na derme, chegando a 65°C, provoca desagregação do colágeno, contração do mesmo, e estímulo à produção do novo colágeno com remodelação da derme, e com isso modificação da aparência da estria. Na minha opinião este tratamento dá melhor resultado se associado com outras técnicas como galvanopuntura, microdermoabrasao ou microagulhamento.

Laser ablativo e fracionado: tratamento exclusivo de uso medico ou biomédico esteta, é uma excelente opção de tratamento na minha opinião um dos melhores em termo de resultado, tem um dano térmico controlado e requerem poucas sessões. Esse método é eficaz em estrias antigas. Uma desvantagem do tratamento é o desconforto na hora das aplicações.

Laser não-ablativo: este tratamento é muito bom e pode ser utilizado por esteticista tendo em vista que não é invasivo. Tem ponteiras precisas que não machucam a epiderme, portanto, podem ser realizados em qualquer tipo de pele e época do ano, mas demandam um maior número de sessões

Subcisão: procedimento cirúrgico, só o dermatologista pode fazer, no qual através de uma agulha apropriada faz-se uma ruptura das traves de fibrose produzindo hematoma no local, podendo associar a esse tratamento a sutura da estria ou o preenchimento das áreas atróficas com ácido hialurônico. Excelente opção para aqueleas estrias largas e esbranquiçadas.

Microagulhamento: Tratamento pode ser feito por dermatologistas ou biomedico esteta com agulhas de procundidade superior a 1,5mm, ate 1,5mm tratamento pode ser efetuado por esteticistas. O microagulhamento é um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que pode inclusive estar dispostas em um rolo (que tem, em média, 200 agulhas), para facilitar sua aplicação. Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentaram a vasodilatação, estimularão a formação de colágeno e também aumentam a absorção de alguns medicamentos direto na pele, o chamado drug delivery. O microagulhamento, ao furar a pele, faz com que o organismo produza mais colágeno e elastina para restaurar a pele. Esses componentes são essenciais para a firmeza da pele e essa produção faz com que toda a estrutura da pele seja refeita, reorganizando inclusive as fibras internas e dessa forma reduzindo as estrias,  rugas, cicatrizes de acne e trazendo mais viço e firmeza para o rosto e corpo.

Prevenção de Estrias  

Para prevenção eu recomendo cuidados de dentro pra fora e principalmente caprichar na hidratação.

Tornar a pele mais elástica e saudável é a estratégia mais inteligente para quem quer prevenir estrias. Então vale investir em uma alimentação saudável, rica em elementos que estimulam a produção de colágeno e elastina na pele. Lembre-se somos o que comemos. Alguns alimentos, por exemplo, são responsáveis pela reconstituição de proteínas importantes para o fortalecimento, para a nutrição e para a hidratação da pele. Alimentos ricos nas vitaminas C, A e E são fundamentais.

 

Dentre esses alimentos, podemos destacar limão, laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba, ricos em vitamina C, que ajuda na síntese do colágeno (proteína que dá firmeza à pele). O morango merece destaque como outra fonte de vitamina C, pois existem indícios de que contenha substâncias importantes na eliminação de toxinas que dificultam o bom funcionamento do organismo. Além disso, estudos ainda não comprovados mostram um fator de proteção contra os raios solares, algo determinante para a manutenção da jovialidade da pele.

Quanto a vitamina A, podemos encontrá-la em frutas como melão, manga e damasco (com cor alaranjada) e em legumes, como a batata doce, a cenoura e a abóbora. Os benefícios dessa vitamina estão na formação de novas células, fundamental para o processo de rejuvenescimento da pele. Já a vitamina E, agente antioxidante e reparador da pele, é encontrada em alimentos como tomate, abacate, trigo, aveia, sementes e nozes.

Feijão, lentilha, banana, passas, carnes magras e leite integral também são ótimos preventivos por conterem Zinco, mineral que também age na formação do colágeno. Água e chás, por serem líquidos, são de essencial importância para a hidratação da pele.

Bem hidratada, a pele suporta esse processo de estiramento com maior facilidade, diminuindo o aparecimento das estrias.

Produtos

Os cremes e óleos NÃO eliminam estrias! Mas contribuem muito na saúde da pele e sua hidratação deixando-a mais elástica evitando assim rompimento de fibras. Entenda que temos uma série de fatores que causam as estrias inclusive fatores genéticos, então existem casos de pessoas que seguiram todos esses passos de prevenção e ainda sim as estrias apareceram. Mas como a prevenção é o melhor remédio, é sem dúvidas inteligente investir em todas as opções para evita-las.

Hoje em dia a tecnologia cosmética esta super avançada, existem ativos que trabalham no processo de cicatrização então já observei vários relatos de melhora sim do aspecto das estrias com o uso de produtos como os que vou citar abaixo alguns que conheci aqui nos Estados Unidos e no Brasil:

1.   Creme Anti Estrias Bio-Medicin
 
Para o tratamento corporal de estrias, cicatrizes e quelóides, apresentando excelentes resultados nas primeiras semanas de uso, atuando de forma progressiva, eficiente e segura. Sua formulação especial não contém ácidos e através de extratos vegetais especiais, digerem as células mortas estimulando o processo de renovação da pele além de hidratá-la e nutri-la profundamente.


2.     
 Vichy Action Integrale Vergetures (Anti estrias)

Action Integrale Vergetures para pele desidratada e com estrias. Nutre e hidrata a pele. Conserva uma excelente elasticidade que resiste à fortes estiramentos, reduzindo o aparecimento de estrias


3.     
Creme Mustela
mustela 

Esse eu comprei aqui nos Estados Unidos para minha irma que estava gravidinha, é excelente e super recomendo. O produto tem excelente efeito na melhoria da coloração, textura e aspecto geral da pele. Em sua ação a pele torna-se mais regular, pois o relevo provocado pelo estiramento é diminuído. O creme possui ingredientes como manteiga de Karité, Vitamina B5, dentre outros que não causam irritação. A recomendação é que ele seja utilizado duas vezes ao dia, no período de 3 meses.

4. Bio Oil

biooil

Este óleo encontrei aqui nos Estados Unidos mas sei que tem pra vender no Brasil, foi feito justamente para cuidar da pele, melhorando não só a aparência de manchas e cicatrizes, mas também cuidando de peles que têm estrias ou tons desiguais. Sua fórmula utiliza alta tecnologia para preservar a pele, permitindo uma maior hidratação e também prevenindo os sinais da idade. Está em dúvida se Bio-oil funciona e se é de fato um ótimo produto? Ele recebeu nada menos que 224 prêmios em 11 diferentes países por sua ação.O melhor é que não há qualquer restrição quanto ao tipo de pele, o que significa que pode ser utilizado por diferentes públicos que estão em busca de uma cútis mais saudável e cheia de vitalidade. Também bem vindo para gestantes.

 

Enfim, existem  inumeros produtinhos e tratamentos para as estrias, citei os mais conhecidos e que mais recomendo, espero que tenham gostado!

Ate mais super abraco de Larissa Godoi aqui dos Estados Unidos! 
Voltar Topo
Entre em contato conosco
Home